Como escolher a melhor franquia para meu negócio e gastar menos

Escolher uma franquia hoje em dia, não é uma das tarefas mais fáceis de se fazer, porém requer muito estudo e planejamento estratégico para não tomar prejuízos lá na frente. Pensando nisso criamos um guia que vai ajudar você como escolher a melhor franquia e o melhor investimento de acordo com o seu perfil empreendedor.

Como escolher a melhor franquia

Com tantas opções de negócios no sistema de franquias, o melhor a fazer é contar com ajuda especializada no assunto antes de tomar quaisquer decisões. Visto que hoje em dia não falta opções nem novidades em franchising, esse nicho efervescente – à parte da economia brasileira -, atrai muitos interessados em aderir ao sistema e facilmente os levam a viver o dilema de qual negócio escolher entre o mar de alternativas.

franquia-como-escolher

 

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), só em 2012, 395 novas empresas entraram para o segmento, o que significa um aumento de 19,4% em relação ao ano anterior em número de marcas. Em 2013, este aumento se repetiu. Apesar da ABF só divulgar a análise anual sobre o setor no fim do primeiro semestre de 2014, neste Anuário de Franquia temos 90 novos modelos que estrearam no sistema.

A grande adesão ao franchising de empresas dispostas  a expandir sua marca com investimento de terceiros acirra a discussão sobre como assegurar aos investidores a base do modelo: a venda de know – how. Tanto é que há movimento para mudar a atual Lei de Franquias. O texto do Projeto de Lei nº 4319/08, que volta a ser analisado pela Câmara dos Deputados para acrescer um parágrafo único e estabelecer que a empresa franqueadora deva ter, no mínimo, um ano (já foi pleiteado dois anos) de existência e funcionamento antes de iniciar o seu sistema de franquia. Pela lei em vigor, um negócio pode ser transformado em franquia logo após a inauguração da primeira unidade, informa o advogado José Ricardo Ramalho, do escritório Ramalho & Areal Advogados.

Para ele, a proposta é muito bem-vinda, pois visa proteger o franqueado, restringindo as ofertas a franquias que tenham maturação e sucesso comprovado de mercado.

“A medida visa inibir a entrada de aventureiros no seguimento, que prejudicam o bom andamento do setor de franchising. Além disso, prestigia aqueles que realmente têm algo bom e sério para oferecer ao mercado”, analisa Ramalho. No entanto, o projeto de lei encontra-se em tramitação nas casas legislativas do Congresso Nacional e não tem previsão de ser aprovado.

Veja também:

Mais Lidas de Hoje:

O Google e as IAs estão matando os blogs lentamente. Se você ainda me ver por aqui é porque estou tentando ranquear no Google e continuar a saga dos blogs ativa. kkkkkkkkkkkkk