Cursos Oferecidos pelo Senai 2014 no Brasil Inscrições
Confira aqui uma lista de cursos que estão abertos pelo Senai no Brasil 2014 e garanta já a sua vaga em um destes cursos gratuitos 2014 do Senai.
Principal promotor de educação profissional e tecnológica para a indústria brasileira, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial contribui de modo decisivo para o desenvolvimento do setor no país. Ao mesmo tempo, as diversas modalidades de cursos oferecidos em sua rede constituem efetiva oportunidade para que milhões de brasileiros possam ingressar e permanecer no mercado de trabalho.
Pelas 817 escolas fixas e móveis, que atendem 2.700 municípios em todo o país, já passaram mais de 58 milhões de estudantes. Apenas em 2012 foram realizadas mais de três milhões de matrículas em cursos que vão desde a formação inicial e continuada, nível técnico, graduação e pós-graduação tecnológica.
Em seus 71 anos de existência, a Instituição sempre ofereceu um número significativo de vagas gratuitas nas ações de aprendizagem industrial, entre cursos técnicos e de formação inicial e continuada. Atualmente, 67% da receita líquida da instituição é aplicada em gratuidade, com vagas destinadas a pessoas de baixa renda, preferencialmente, trabalhador, empregado ou desempregado, matriculado ou que tenha concluído a educação básica.
As vagas gratuitas requerem apresentação de autodeclaração de baixa renda por parte do postulante, exceto para os candidatos aos cursos de aprendizagem industrial, conforme Resolução nº 394, de julho de 2009 do Conselho Nacional do SENAI.
Conheça as modalidades:
Formação inicial
Formação inicial é a educação profissional destinada a qualificar jovens e adultos, independente de escolaridade prévia e de regulamentação curricular, podendo ser oferecida, segundo itinerários formativos, de forma livre em função das necessidades da indústria e da sociedade. Tem duração variável e carga horária mínima de 160 horas. Compreende a qualificação e a aprendizagem básicas.
Aprendizagem industrial básica, segundo definição legal, é a formação técnico-profissional compatível com o desenvolvimento físico, moral, psicológico e social do jovem, de 14 a 24 anos de idade, caracterizada por atividades teóricas e práticas, metodicamente organizadas em tarefas de complexidade progressiva, conforme perfil profissional definido, nos termos da legislação em vigor (CLT, art. 428).
Qualificação profissional básica é o processo ou resultado de formação e desenvolvimento de competências de um determinado perfil profissional definido no mercado de trabalho.
Formação continuada
Formação Continuada é o processo educativo que se realiza ao longo da vida, com a finalidade de desenvolver competências complementares, incluída, quando necessária, a elevação da escolaridade básica do cidadão trabalhador. Os cursos de formação continuada têm como requisito para ingresso comprovação de formação inicial ou avaliação ou reconhecimento de competências para aproveitamento em prosseguimento de estudos. Compreende o aperfeiçoamento e a especialização.
Educação Técnica de Nível Médio
A educação profissional técnica de nível médio é a educação profissional destinada a alunos matriculados ou egressos do ensino médio, com o objetivo de proporcionar habilitação ou qualificação profissional técnica de nível médio, segundo perfil profissional de conclusão. Realiza-se sob as formas articulada (integrada ou concomitante) e subsequente ao ensino médio. Compreende a aprendizagem, a qualificação e a habilitação técnicas.
Mais Lidas de Hoje:
Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.