Seguro Desemprego 2017: Saque, Prazos e Novas Regras
Você que trabalha de carteira assinada precisa ficar atento as novas regras do seguro desemprego 2017, confira aqui as novas regras para solicitar o benefício do Governo Federal e o que fazer para não perder o seguro desemprego após ser demitido.
Seguro Desemprego 2017: Saque, Prazos e Novas Regras
Começou a valer na manhã desta segunda-feira (13), em todo o Brasil, o novo sistema para solicitar o seguro-desemprego. O trabalhador que for demitido deverá sair do emprego com o agendamento do benefício. A medida foi tomada para melhorar o atendimento nas Superintendências Regionais do Trabalho. Em Belém, algumas pessoas não sabiam dessa informação e enfrentaram fila.
“Temos que chegar aqui 4h da manhã para conseguir agendar e depois voltar para conseguir o benefício. Está sendo um sufoco”, afirmou a desempregada Michele Souza.
Segundo o pescador Daniel Barbosa, a situação é um desrespeito. “A gente fica aqui debaixo do sol com fome e sede, isso é um sufoco”, contou o pescador.
Na última semana, uma falha no sistema de internet da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego fez com que as pessoas protestassem na frente do prédio contra as novas regras do seguro desemprego 2015. Cerca de quatro mil pessoas tentaram atendimento e não conseguiram. Elas foram informadas que o atendimento só seria feito com agendamento.
O chefe da SRTE informou que o agendamento foi criado para garantir o atendimento. “Essa Iniciativa foi tomada por causa do grande fluxo de pessoas que buscam o atendimento. Essa quantidade vai além da nossa capacidade e por isso criamos o agendamento. Com isso, o atendimento será garantido”, afirmou Cláudio Oliveira.
Mesmo com o sistema de agendamento, algumas pessoas ainda reclamam da demora para serem atendidas. “Isso é uma falta de respeito. Eu já estou há mais de três horas esperando”, contou a atendente Luana Cavalcante.
Segundo a Superintendência Regional do Trabalho, o sistema operacional do prédio está em manutenção, mas todas as pessoas com atendimento agendado deverão ser atendidas. A previsão é que o sistema volte a funcionar no final da tarde desta segunda-feira (13). A partir do dia 20 de abril, os agendamentos poderão ser feitos no site da SRTE.
Serviço:
O contribuinte deve solicitar o agendamento para atendimento no prédio da Superintendência regional do Trabalho e Empego, na avenida Presidente Vargas, no bairro do Comércio, em Belém. Após três dias o contribuinte pode voltar à Superintendência para ser atendido. As novas regras do seguro desemprego 2015 também se aplicam a todos os outros estados brasileiros.